domingo, 24 de maio de 2015

Diocese de Mossoró vive momento histórico: Dom Mariano Manzana ordena quatro seminaristas com diáconos transitórios e três diáconos permanentes

Desde que Dom Mariano Manzana assumiu a Diocese de Mossoró, em 2004, manifestou o desejo de estudar com calma a implantação do  Diaconato Permanente.

Enfim, chegou o grande dia. Em 24 de maio de 2015, às 9 horas, na Catedral de Santa Luzia, serão ordenados diáconos os seminaristas  Deivid Franklin, Demétrio Júnior Freitas, Davi de França e Gláudio Fernandes Costa e três diáconos permanentes George Carlos da Silva ( Paróquia São João Batista, em Mossoró),Jorge Luiz Torres e Luiz Alberto Paiva ( Paróquia de Apodi).  Durante a 53ª 


Assembleia Geral, em Aparecida, foi divulgada uma mensagem aos mais de 3,4 mil diáconos permanentes do Brasil que atuam em 160 dioceses. O texto recorda os 50 anos da restauração do Diaconato Permanente, ocorrida durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. Os bispos afirmam ser “testemunhas do bem que os diáconos têm feito à Igreja no Brasil”.


 O diaconato permanente faz parte da história da Igreja e na Igreja Oriental ele nunca deixou de existir. Trata-se de uma vocação específica que deverá ser acolhida pela Igreja. Essa realidade pode ser percebida no Livro dos Atos dos Apóstolos – Atos 6,1-11.


O trabalho do diácono permanente tem muito a colaborar nas paróquias e comunidades. O diácono pode realizar batizados, assistir e abençoar casamentos, fazer as celebrações da Palavra, encomendações, assessorias de pastorais e movimentos diocesanos, além de estender seus trabalhos na formação para lideranças. Além dessas atividades, exerce ações de caridade pastoral como atendimento aos doentes e ações sociais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário