domingo, 2 de agosto de 2015

“A tecnologia precisa melhorar a vida das pessoas”

Frederico Lopes - professor do Instituto Metrópole Digital
Frederico Lopes - professor do Instituto Metrópole Digital, filho do conterrâneo e amigo Toinho de Lula, domiciliado na cidade de Mossoró/RN.

Frederico é professor da UFRN com mestrado, doutorado e saindo para pós doutorado, com 9 trabalhos apresentados em oito países e publicados em revistas científicas em vários idiomas e 19 trabalhos apresentados em congressos internacional no Brasil.


Trabalhar informações para otimizar a gestão de serviços para a população é um dos focos da proposta de Cidades Inteligentes e Humanas, um conceito mundial que vem se tornando realidade graças à tecnologia. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Instituto Metrópole Digital, é a referência como Instituto de Ciência e Tecnologia ligado ao município de Natal dentro da Rede Nacional de Cidades Inteligentes, numa possível parceria. O que há de concreto são pesquisas e alguns produtos já em andamento para uso nessas melhorias. Além de um projeto macro, integrando várias áreas, voltado para esta finalidade, como explica Frederico Lopes, professor do IMD que está a frente dessa discussão. Este projeto foi submetido a edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ineci, Instituto Nacional de Estudos de Cidades Inteligentes.  Este será um dos assuntos abordados na 24ª edição do Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, dia 10 próximo, com o tema “UFRN: Tecnologia da Informação acelerando o desenvolvimento”. 

Fonte: Tribuna do Norte - Via Facebook por Antônio Lopes.

Um comentário :