sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Governo do Estado perfurou 300 poços e quer chegar a 500 até dezembro

Dos 300 poços perfurados, já foram realizados os testes de vazão em mais de 250 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), alcançou a marca de 300 poços perfurados, somente nos primeiros sete meses de gestão. O número representa mais que a média anual de poços perfurados pela Semarh nos quatro últimos anos, que foi de duzentos e vinte e três.

“Estamos trabalhando para solucionar os problemas da crise hídrica, que é a mais grave dos últimos cem anos. Nosso governo trabalha 24 horas por dia, com muito empenho para dar à população a resposta que ela espera. E estamos alcançando resultados. Junto com outras políticas públicas e obras como a retomada da barragem de Oiticica e da adutora Alto Oeste, a perfuração de poços é uma importante ação para garantir que a água chegue à casa de cada potiguar”, declarou o governador Robinson Faria.

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, as intervenções estão sendo feitas principalmente nos municípios mais atingidos pela estiagem, como forma de incrementar o abastecimento de água.

A equipe de geólogos da Semarh já realizou a locação de 420 poços, sendo 250 no Alto Oeste e 170 no Seridó. Dos 300 poços perfurados, já foram realizados os testes de vazão em 250. De acordo com Mairton, a Semarh agora conta com oito perfuratrizes em funcionamento e cada uma delas cava dois poços por dia. “A nossa expectativa é que até dezembro a gente consiga perfurar 500 poços no interior do Estado”. A ordem dos municípios e as localidades a serem beneficiadas são critérios estabelecidos dentro do Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GGRH), instituído pelo governador. A Semarh está concentrando as ações na região do Alto Oeste e no Seridó, priorizando os municípios que estão em colapso de abastecimento ou em sistema de rodízio.

“No Alto Oeste, concluímos a perfuração de 40 poços em Alexandria e mais 17 em São Miguel. Em Carnaúba dos Dantas, perfuramos 4 poços que ajudarão na distribuição de água para a população da zona urbana, recuperamos mais 4 e 3 estão sendo instalados” frisou Ranielle Linhares, coordenador de hidrogeologia da Semarh.

Uma equipe técnica da Semarh se encontra em Acari para pra verificar a situação da população. Na cidade serão perfurados, de forma emergencial, 14 poços, sendo 10 na zona urbana e 4 na zona rural. Durante esta semana, as máquinas também estarão em operação nos municípios de Marcelino Vieira, Carnaúba dos Dantas, Pau dos Ferros, Assu, Severiano Melo e Ponta do Mel.

Além das perfurações, o Governo do Estado também está investindo nas instalações de poços tubulares, no intuito de ampliar e facilitar o acesso à água. No início de julho, o secretário Mairton França assinou uma ordem de serviço para instalação de 71 poços, que deverão ser concluídos até o final da edição do decreto de emergência, e outra para recuperação de 70 poços em comunidades rurais e zona urbana de municípios decretados em situação de emergência pela seca.

Fonte:Jornal de Hoje

Nenhum comentário :

Postar um comentário