domingo, 1 de maio de 2016

Sintomas da dengue continuam por semanas após a cura, diz especialista

O Brasil continua a ter uma alta incidência de dengue, cujo vírus é transmitido pelo "Aedes aegypti" e "Aedes albopictus", os mesmos mosquitos que transmitem a Chikungunya
Quem já teve dengue reclama que a dor e a indisposição seguem por um tempo, mesmo depois que a doença está curada. Especialistas de Araçatuba (SP) dizem que isso realmente acontece por causa do processo de inflamação que a picada do mosquito provoca no organismo. Algumas pessoas demoram meses para se recuperar.
Muita gente não sabe, mas os sintomas da dengue podem durar um, dois, três, vários meses depois que o paciente já recebeu o diagnóstico de cura. Algumas pessoas sentem mais, outras menos, mas essa sensação de fraqueza e indisposição pode persistir.
O médico infectologista Fábio Bombarda explica porque o organismo se comporta desta maneira. O médico ainda faz uma orientação ao paciente que passar por isso. “A dengue é uma infecção e o organismo fica inflamando e a recuperação depois da dengue é o que faz ter a fadiga, o mal estar, mas costuma passar depois de algumas semanas e os sintomas desaparecem. Se os sintomas persistirem, o paciente deve procurar o médico para saber se são apenas os sintomas da dengue”, diz o infectologista.
A diarista Cleuza Aparecida Fragoso já voltou a trabalhar, mas não como antes. A diarista pegou dengue em fevereiro, ficou 15 dias com dores no corpo, e muita indisposição. Só que dois meses depois, ela ainda sente os sintomas da doença. “A gente se sente cansada, dor no corpo, nas pernas, sempre sonolenta, antes não era tão cansativo varrer a casa, por exemplo. Mas agora é, dá um cansaço terrível”, afirma a diarista.
Depois de ficar uma semana de molho em casa, a representante comercial Nathália Grigoletto pensou que seria diferente. Ela pegou a doença no começo de abril e ainda se sente cansada. “Achei que fosse sair da cama e continuar a vida normal. Mas ainda não tenho a mesma disposição, a mesma vontade de fazer atividades físicas e estou retomando aos poucos”, diz a representante comercial.

G1
Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário