quinta-feira, 12 de maio de 2016

Temer dá posse a ministros às 15h no Planalto


Michel Temer marcou para 15h desta quinta-feira a posse de ministros de seu governo, no Palácio do Planalto. Depois, fará uma declaração à imprensa. Ainda hoje, ele terá seu primeiro compromisso público fora do Planalto: irá à posse do ministro do STF, Gilmar Mendes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h. Até a hora do evento, Temer já deverá ocupar formalmente a Presidência da República, por conta do afastamento de Dilma Rousseff do cargo pelo Senado.

Conhecido pelas posições assumidas publicamente contrárias ao governo Dilma Rousseff, Gilmar é o relator da prestação de contas da petista na campanha eleitoral de 2014. As contas foram aprovadas pelo plenário do TSE em dezembro do mesmo ano, logo depois das eleições. Ainda assim, o ministro continuou encaminhando irregularidades detectadas na contabilidade petista a órgãos de fiscalização, o que irritou o governo e o partido.

Existem hoje no TSE quatro processos contra a chapa vencedora nas eleições de 2014, formada por Dilma e Temer, para apurar desvios cometidos durante a campanha. Há suspeita de que a chapa recebeu dinheiro desviado da Petrobras. Um dos processos está recheado de provas da Lava-Jato, compartilhadas pelo juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações na Justiça Federal em Curitiba. Em caso de condenação, toda a chapa perderia o direito de continuar no poder. Temer já pediu para deixar de figurar como investigado nos processos. A defesa dele argumenta que os indícios apresentados até agora comprometem apenas Dilma. Por enquanto, a tese não convenceu os ministros do TSE. Com Gilmar na presidência da corte, Temer nutre esperança de que saia ileso dos processos - ou com a separação das contas de campanha, ou com o atraso no julgamento das ações.

REUNIÃO NO JABURU
Pela manhã, o secretário de Segurança Pública de São Paulo Alexandre de Moraes chegou ao Palácio do Jaburu para se reunir com o vice. Moraes será o novo ministro da Justiça, segundo disse ontem ao GLOBO um interlocutor do vice. Indicados respectivamente para a Casa Civil e Fazenda, Eliseu Padilha e Henrique Meirelles, também participam do encontro.

Os dois já teriam até definido as linhas gerais de atuação do ministro. Moraes deverá dar prioridade a programas de apoio aos estados no combate à violência urbana. Ideias similares foram testadas pelos últimos governo, mas sem o sucesso esperado.

No pronunciamento à imprensa, Temer abordará a necessidade de recuperar a economia e que, para isso, será preciso medidas duras. Citará mudanças na Previdência e a simplificação do sistema tributário. O peemedebista será enfático quanto à manutenção dos programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Prouni e Pronatec, afirmando que passarão por algumas reformulações mas para que se tornem mais eficientes.

Temer dirá ainda que a Operação Lava-Jato tem seu apoio integral e irá elogiar a ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

O ministro indicado da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou na manhã que ainda há dúvidas sobre os nomes dos futuros ministros de Minas e Energia e Integração Nacional. A expectativa é que os nomes sejam escolhidos até a posse ainda nesta quinta-feira.

- Neste momento ainda temos duas alternativas que estão sendo estudadas - disse Padilha ao chegar no Palácio do Jaburu para uma reunião com Temer.

Temer não fará pronunciamento. Depois da posse dará entrevista coletiva. Amanhã, os ministros anunciam novas medidas. O primeiro a falar deverá ser Henrique Meirelles, escolhido para o Ministério da Fazenda. Ele chegou agora há pouco no Jaburu, onde é grande o movimento de políticos e da futura equipe de Temer.

Fonte:O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário