sexta-feira, 22 de julho de 2016

VI Ursap sediou reunião sobre Ações de Combate ao Aedes Aegypti, Doença de Chagas e Raiva


A VI Unidade Regional de Saúde pública, em Pau dos Ferros, sediou na manhã desta terça-feira, 19, um reunião para tratar de assuntos relacionados ao combate do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika) como, também, ‘Doença de Chagas’ e raiva.O evento, destinado aos Coordenadores e Agentes de Endemias dos 37 municípios da região do Alto Oeste potiguar, teve como objetivo alertar sobre a importância do controle e combate a esses agravos.   

Segundo Walter Luiz, técnico responsável pelo Programa de Dengue na Sesap, o Zika Vírus – que provoca a microcefalia - chegou ao Brasil durante a Copa das Confederações, realizada no País em 2013, e de lá pra cá os números de casos confirmados têm aumentado de forma considerável e que é preciso “intensificar as ações e controle vetorial nos Estados e Municípios”.

No RN, desde dezembro do ano passado, foi criada a Sala de Situação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), cujo objetivo é intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A sala recebe denúncias por meio do número de telefone 199.

A técnica responsável pela sala, Thaisa Dulce, informa que houve uma queda no número de denúncias recebidas. “É importante que todos continuem com a vigilância em relação a focos do Aedes, além de permanecer com as boas práticas de prevenção”.

Já a técnica Lúcia Abrantes, responsável pelo Programa de Chagas da Sesap, falou sobre os 14 casos confirmados de Doença de Chagas na 6ª Região de Saúde nos municípios de Marcelino Vieira, Tenente Ananias, Alexandria e Pilões, cuja contaminação foi provocada pelo consumo de caldo de cana.

Por fim, Fatima Leite, técnica responsável pelo setor de Endemias da VI Ursap, abordou assuntos relacionados à Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, que terá início no dia 08 de agosto e terminará em 10 de outubro. O ‘Dia D’, por sua vez, está agendado para 10 de setembro, um sábado.

Blog do Capote






Nenhum comentário :

Postar um comentário