sábado, 22 de outubro de 2016

Liturgia da Palavra de hoje (22)



Primeira Leitura (Ef 4,7-16)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 7cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 8Daí esta palavra: “Tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens”. 9“Ele subiu”! Que significa isso, senão que ele desceu também às profundezas da terra? 10Aquele que desceu é o mesmo que subiu mais alto do que todos os céus, a fim de encher o universo. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude. 14Assim, não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro. 15Motivados pelo amor, queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo, 16Graças a Ele, o corpo, coordenado e bem unido, por meio de todas as articulações que o servem, realiza o seu crescimento, segundo uma atividade à medida de cada membro, para a sua edificação no amor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 121)
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede de justiça lá está, e o trono de Davi.

Evangelho (Lc 13,1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Meus irmãos e irmãs, a Palavra de Deus muitas vezes convida-nos a sermos como crianças. Mas onde precisamos ser como crianças? Na pureza, na inocência, na fé, na confiança em Deus e, muitas vezes, até na insignificância. Porém, não podemos ser crianças na ingenuidade.
Precisamos de muito amadurecimento interior, precisamos permitir que o homem ou a mulher que estão em nós amadureçam e tomem consistência, porque se não for assim, seremos sempre aquelas pessoas inconstantes. E as pessoas inconstantes são levadas pelas tempestades, pelos ventos, pelas águas, porque não têm firmeza e certeza daquilo que querem, pensam e buscam.
Podemos ter dúvidas, questionamentos, e vamos ter isso até o último dia de nossa vida. Isso não é problema, mas precisamos ter direção, precisamos pelo menos saber para onde estamos indo.
Por isso, precisamos fazer o trabalho de purificação interior de muitas coisas que assimilamos e acumulamos ao longo de nossa vida, que são coisas inconsistentes, que não servem para nada. Vou dizer, por exemplo, a respeito da nossa fé.
A Palavra de Deus, vem primeiro alimentar o homem interior que está dentro de nós; ela serve para alimentar toda a nossa vida!
Sabe, temos que parar de ser cristãos, católicos ‘mais ou menos’, meia boca, porque muitas vezes somos assim, não alimentamos, não criamos substâncias na fé que temos. “Há coisas que creio! Há coisas que não sei se creio!”.
Para crer, para que a fé seja consistente, precisamos alimentá-la! Para que um atleta seja bom, ele precisa se alimentar e treinar bem, ele tem que se tornar cada vez melhor.
Torne-se melhor na sua fé, torne-se consistente e mais robusto. Não seja medíocre, ainda que a palavra seja pesada, mas a mediocridade não serve para nada, só torna a nossa vida ridícula, em todo e qualquer aspecto.
Não seja um pai medíocre, uma mãe medíocre, um filho medíocre, não seja um cristão medíocre. Um cristão medíocre não tem consistência na sua fé, não sabe porque é católico, porque é batizado, não sabe porque vai à igreja, não sabe porque comunga. Se você não sabe, procure quem possa te ajudar!
Eu até digo, muitas vezes, que nós pastores da igreja, que estamos à frente omitimos nisso e não damos conta da responsabilidade, mas você pode fazer a sua parte. Não é com charme, fazendo-se de vítima ou de coitado que você vai se tornar uma pessoa robusta na fé. Pelo contrário, está demonstrando o tamanho da infantilidade da sua fé, da inconsistência da sua vida.
Busque! Porque Deus se encontra onde Ele é buscado. Deus já nos procura e nos busca demais, agora nós é que precisamos ser encontrados por Ele. Precisamos sempre nos despir daquilo que tira a essência d’Ele da nossa vida.
Hoje, a Palavra de Deus é para nós um convite e uma advertência, não sejamos infantis na vivência da nossa fé. Que possamos amadurecer, cada vez mais, e viver uma fé consistente e com responsabilidade!
Deus abençoe você!

Nenhum comentário :

Postar um comentário