quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CONFIRMADO: Águas da Transposíção do São Francisco chegam a Paraíba em Fevereiro

Finalmente, a notícia com data certa: o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, confirmou nesta quarta-feira (18) que as águas da transposição vão, finalmente, chegar à Paraíba no próximo dia 28 de fevereiro. 

Esta é a data prevista pelo órgão, após a inspeção à obra na cidade de Monteiro, feita pelo Ministro, em companhia de parlamentares e técnicos.

Antes de vir à Paraíba, o Ministro esteve em Pernambuco, nesta terça-feira (17), quando acionou um conjunto de motobomba flutuante no reservatório (Braúnas), em Floresta, no sertão pernambucano. 

O equipamento possui 150 metros de comprimento e vai acelerar a chegada da água do rio às cidades paraibanas de Monteiro e Campina Grande. Ao todo, serão instalados quatro conjuntos neste reservatório - o segundo do eixo.

Com o acionamento da primeira bomba pelo ministro Helder Barbalho, os técnicos do Ministério da Integração Nacional continuam empenhados na instalação das outras três motobombas, que possuem, juntas, 1.800 metros de tubulação, com um metro de diâmetro. Os quatro conjuntos estão sendo instalados no reservatório Braúnas, onde as águas do rio São Francisco chegaram após percorrer um trajeto de 19,7 quilômetros, desde a captação do manancial no mesmo município.

Os equipamentos vão acelerar a condução da água em 15 quilômetros subsequentes até à terceira estação (EBV-3) do eixo, completando 35,6 quilômetros, após atravessar um reservatório (Mandantes). Caso haja necessidade durante o enchimento dessas estruturas, as bombas poderão ser deslocadas para outros pontos no Eixo Leste.

As bombas foram emprestadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após o ministro Helder Barbalho solicitar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a disponibilização desses equipamentos, no final de dezembro de 2016.

Portal Carlos Magno

Um comentário :

  1. ISSO ME FAZ FELIZ, COM O EMPENHO DE NOSSO MINISTRO HELDER BARBALHO, ISSO MINISTRO MOSTRA E ESSE POVO QUE FAZIA A INDUSTRIA DA SECA PROSPERAR,AGORA O POVO VAI TER AGUA PARA IRRIGAÇÕES,BEBER,ETC... AGORA TEMOS UM HOMEM DE VERDADE,QUE SABE O QUE O POVO PASSAVA COM A SECA.MUITO OBRIGADO MINISTRO DEUS SEMPRE ILUMINE SEUS CAMINHOS.SOU DO NORDESTE, NASCI EM CAMPINA GRANDE - PB,TENHO MUITO ORGULHO DE MINHA TERRA. HOJE MORO NO INTERIOR DE GOIÁS,CIDADE DE GOIATUBA. jotta646@gmail.com ( JOSÉ MARIA JUNIOR)

    ResponderExcluir