quarta-feira, 12 de abril de 2017

Tradição Nordestina da "Semana Santa".Profano X Sagrado

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, árvore, céu e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre


É comum aqui no Nordeste a apresentação dos caretas ou "cabocos", nesta época do ano, fazendo uma referência a um fato bíblico da vida de Jesus, mais especificamente a sua morte e a traição sofrida por seu seguidor Judas Iscariotes....
Os cabocos se vestem em trajes típicos e, mascarados saem nas comunidades, sempre acompanhados e animados por um grupo de tocadores de forró pé de serra. Nas paradas, dançando em círculo, emitindo palavras de ordem, tipo " ohhh dar o jejum do caboco
véio", sempre recebem oferendas que pode ser em mantimentos e/ou dinheiro. Ainda faz parte do ritual, a confecção do grande boneco "Judas ", representando o traidor de Jesus. O boneco era sempre carregado por um jumento, "escanxado" da gangalha.
Quando o evento é mais organizado, ainda acontece a "matança " do Judas, sempre na madrugada do sábado de aleluia. A festa do Judas é sempre acompanhada de muita animação, não faltando a típica galinha caipira e a famosa aguardente nordestina(Cachaça).
Lembro que quando criança, o Judas passou em nossa casa no sítio, onde um dos cabocos disse que iria levar minha mãe com eles, motivo suficiente para eu "esparramar " no choro.
Memórias de crianças...saudades de minha infância! 

  Fonte: Epitácio Fontes
  Fotos: Vizó e Internet
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Grupo de Caboclos Mirim de JP
Grupo de Caboclos "Estrela do Sertão" da Vila Major Felipe



 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário