segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo disputam segundo turno no RN

Os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT) seguem para o segundo turno na disputa ao governo do Rio Grande do Norte, de acordo com as apurações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas urnas do estado. Confira a apuração dos votos (aqui). Com 100%% das urnas a, Fátima obteve 748.150 votos, que representaram 46,17% dos válidos. Carlos Eduardo obteve 525.933, ou 32,45% do total.

Oito candidatos concorreram ao governo do RN no primeiro turno das eleições 2018. Entre eles, o atual governador do estado, Robinson Faria (PSD), que ficou em terceiro lugar nas votações e não chegou ao segundo turno. Robinson conseguiu 192.037 votos (11,85%).

A candidata pelo PT agradeceu o apoio dos eleitores em todo o estado, bem como as eleições de correligionários. "Vamos chegar ao segundo turno muito mais fortalecidos. A nossa luta representou a renovação para o Rio Grande do Norte, e foi isso que o povo abraçou. Sei que temos o melhor plano para tirar o RN desta grave crise. E tenho a certeza de que vamos pra esse segundo turno com muito mais ânimo e muito mais fortalecidos", afirmou Fátima Bezerra.

O pedetista afirmou que começou a campanha pouco conhecido pelo interior do estado, mas conquistou apoios. "O resultado nos consagra para o segundo turno e nós sabemos que é uma nova eleição. Dentro dessa perspectiva, nós vamos, com a mesma força, com a mesma determinação, com os nossos companheiros e outros que haveremos de conversar, com mais apoios e agora com mais conhecimento do povo do Rio Grande do Norte", declarou.

Campanha - Fátima foi apontada durante toda a campanha como a líder das intenções de voto, inclusive no último sábado (6) - na pesquisa Ibope - com 45% dos votos válidos. Atualmente ela ocupa o cargo de senadora, conquistado em 2014. Se eleita, vai ocupar pela primeira vez um cargo do Poder Executivo. Professora e sindicalista, Fátima entrou na carreira político-eleitoral em 1994, quando conseguiu o cargo de deputada estadual. Foi reeleita uma vez e, antes de chegar ao Senado, cumpriu três mandatos na Câmara Federal.

A senadora concorre ao governo pela coligação Do Lado Certo, formada pelo PT, pelo PHS e PCdoB e, no primeiro turno, contou com 1 minutos e 30 segundos de programa gratuito na televisão e no rádio.

Carlos Eduardo também era apontado pelas pesquisas para o segundo turno, com expectativa de 32% dos votos válidos. Ele já foi prefeito de Natal por quatro vezes e deixou a chefia do Poder Executivo em abril deste ano para concorrer ao governo do estado. O candidato começou na vida política como deputado estadual em 1986, ocupando o cargo por quatro mandatos consecutivos. Também foi secretário de estado.

Concorrendo ao governo pela Coligação 100% RN (PDT/PP/MDB/Podemos/DEM), ele conseguiu 2 minutos e 35 segundos de propaganda no rádio e na televisão.

Propostas - Durante o pleito eleitoral, Fátima Bezerra focou atenção, entre outros pontos, na Segurança Pública. Em entrevistas e debates, prometeu realizar concurso para aumentar o contingente policial, investir em inteligência, capacitar a policiais civis e servidores do Itep para fazer investigações eficientes, além de trabalhar com políticas de prevenção, como educação em tempo integral.

Entre as principais propostas durante a campanha, Carlos Eduardo apresentou promessa de fazer mudanças na máquina da administração pública e colocar os salários dos servidores estaduais em dia. Em entrevista, o candidato afirmou que deverá combater a sonegação e aumentar receitas sem aumentar impostos; além disso, cobrar a dívida ativa e retomar investimentos e o desenvolvimento econômico.

Confira o resultado da votação para governo do Rio Grande do Norte:

Fátima Bezerra (PT): 46,17%
Carlos Eduardo (PDT): 32,45%
Robinson Faria (PSD): 11,85%
Brenno Queiroga (SD): 6,56%
Professor Carlos Alberto (Psol): 1,93%
Freitas Jr (Rede): 0,56%
Heró Bezerra (PRTB): 0,27%
Dário Barbosa (PSTU): 0,21%
Brancos: 4,38%
Nulos: 13,21%
Abstenções: 17,12% 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário