quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Capes aprova Mestrado em Direito da Ufersa, o primeiro de uma instituição pública do interior do Nordeste

 O que já era ótimo, ficou excelente! Esta é a análise da equipe docente que faz o curso de Direito e também da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa. É que nesta quinta, 20, o curso conseguiu mais um feito histórico: a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Direito, em nível de mestrado, pela Capes. Com essa conquista, a Ufersa passa a ser primeira instituição pública do interior do Nordeste brasileiro a oferecer um mestrado em Direito.
O professor Rafael Lamera Cabral foi o coordenador da proposta do mestrado. Ele explica que tudo começou em agosto de 2017 a partir dos professores doutores que integram o corpo docente do Direito da Ufersa. “O PPGD tem por objetivo dar concretude às pesquisas que relacionem as experiências do passado, presente e expectativas para o futuro, a partir das normas jurídicas e da ideia de democracia e desenvolvimento, como meta da organização social-constitucional”, explicou Lamera.
Com área de concentração em Direito, Democracia e Conflitos Socioeconômicos, o mestrado em Direito da Ufersa deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2019. “Nossa área de concentração será em Direito, democracia e conflitos socioeconômicos, com duas linhas de pesquisa: 1) Constituição, desenvolvimento e as transformações na ordem econômica e social e 2) Estado, conflito e direitos fundamentais”, complementou Rafael Lamera.
O professor complementou. “A perspectiva adotada não se concentra exclusivamente na visão jurídica sobre as relações entre Direito e Democracia, mas também nas interações promovidas no âmbito da economia, ciência política, sociologia, antropologia e administração que dialoguem diretamente com os conflitos socioeconômicos que margeiam os desafios de promoção ao desenvolvimento sustentável. Direito e Democracia atuam diretamente no campo de conflitos que se desdobram em inúmeras possibilidades de análise”.
Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves, o mestrado em Direito da Ufersa é um marco importante para a pós-graduação por ser o primeiro do interior do Nordeste e pela excelência do seu corpo docente. “Isso é um reflexo da maturidade do nosso curso de graduação. O mestrado trará oportunidade de maior qualificação para os bacharéis em Direito não só de Mossoró mas de todo o semiárido. Mais uma conquista da Ufersa que trará benefícios para toda sociedade”, destacou Jean.
DIREITO UFERSA – Em 8 anos de história, o curso de Direito da Ufersa já é considerado um fenômeno de qualidade pelos números apresentados e também pelos prêmios conquistados. A graduação, que tem professores em sua maioria com dedicação exclusiva, já apareceu diversas vezes no topo de aprovação do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também do Enade.
Esta semana, o curso recebeu outro destaque pelo Guia do Estudante do jornal Folha de São Paulo. Dos 1.517 cursos de Direitos do Brasil, apenas 21 receberam conceito “5 estrelas”, entre eles o curso de Direito da Ufersa. Foi o único curso de Direito do interior do RN que recebeu este conceito. Além desse reconhecimento, a graduação em Direito da Ufersa também foi premiada em concursos de monografias e está sempre entre a que mais aprova alunos para seleções de estágios.
UFERSA

Nenhum comentário :

Postar um comentário