terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Papa lança Carta Apostólica “Admirabile Signum” sobre origem e sentido do presépio

 O Papa Francisco lançou nesse domingo, 1ºde dezembro, em Greccio, lugar onde São Francisco fez o primeiro presépio, a Carta Apostólica “Admirabile signum” que retoma a origem, os símbolos e significados presentes no presépio. Greccio, uma pequena cidade italiana com pouco mais de 1.500 habitantes, fica na região do Lazio, na província de Rieti, e a cerca de 60 Km de Roma.
Segundo o Papa Francisco o nome da carta deve se ao fato de o presépio ser um sinal simples e maravilhoso da fé cristã. Trata-se de uma carta que “pode ajudar a se preparar para o Natal”, disse o Papa ao final do Angelus deste domingo, 1º de dezembro. Em um trecho do documento, o Papa afirma: “Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças”.
O Papa Francisco na gruta em reccio, em 2016, onde foi montado o primeiro presépio por São Francisco
Para o Santo Padre representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. “O Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”, diz a Carta.
“Armar o Presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém. Naturalmente os Evangelhos continuam a ser a fonte, que nos permite conhecer e meditar aquele Acontecimento; mas, a sua representação no Presépio ajuda a imaginar as várias cenas, estimula os afetos, convida a sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais.”
Conheça a íntegra da Carta Apostólica “Admirabile signum” aqui.
Foto de capa: Presépio  montado na sede da CNBB em Brasília-DF.

Nenhum comentário :

Postar um comentário