quinta-feira, 9 de abril de 2020

Advogado que morreu de covid-19 em Mossoró encerra ciclo de tradição familiar

Embora muita gente já conhecesse o advogado Elias Fernandes Jales Neto pela sua atuação, principalmente na área trabalhista, era infinitamente maior o número de pessoas amigas que conheciam o comerciante do Mercado Central de Mossoró, Neto da Panelada. A mesma pessoa.
“A melhor panelada da cidade”. Essa era a tradição de muitos anos em um pequeno compartimento no mercado público que só vendia a única iguaria: panelada com cuscuz ou com farinha. A freguesia era fiel. Aqueles que preferiam se nutrir de uma comida forte no começo do dia ou os notívagos madrugadeiros nos fins de semana buscando curar a ressaca.
Fregueses herdeiros de outros que ao longo do tempo eram freqüentadores do pedaço, desde quando um avô de Neto começou a fazer e vender a panelada. Depois do avô vieram o pai e os irmãos em sequência. “Nós somos todos formados e os nossos estudos foram sustentados por essa panelada”, dizia orgulhoso Neto explicando porque mesmo com o êxito da banca de advogado, não conseguia se desligar dessa, que continuava a ser a primeira atividade profissional do dia. Mais do que uma labuta, era uma espécie de gratidão à própria vida.
Chegava por volta das 4 da manhã, já conduzindo parte da panelada pronta. Em seguida fazia a preparação com a segunda fervura e aguardava os fregueses. Ele já tinha a medida. Não sobrava nada. Depois, saia do mercado, botava o terno e iria encarar os entraves jurídicos, conciliando com naturalidade as duas profissões.
Na manhã deste dia 8, a cidade foi surpreendida com a morte de Neto da Panelada. Ele já havia testado positivo e estava internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, devido a complicações da doença, já que também era diabético.
A morte de Neto da Penelada passou a estatística com a soma de quatro óbitos decorrentes do corona vírus em Mossoró dos novos casos confirmados no Rio Grande do Norte. A recentemente morte de um corretor de sal o mesmo dia no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) com suspeita de ter contraído a doença também é investigada.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário