terça-feira, 7 de abril de 2020

Isolamento social e consumo consciente: como a população pode contribuir?

O
Governo do Rio Grande do Norte vem realizando inúmeras ações para reduzir o contágio pelo novo coronavírus, através de decretos com medidas restritivas quanto a circulação de pessoas nas ruas e estabelecimentos comerciais. Com o isolamento social, muitos questionamentos surgem, e um deles se trata de como o consumo consciente pode ajudar neste período.
A população também busca maneiras para tentar se adaptar ao momento. Além de medidas voltadas para a prevenção do contágio pelo COVID-19, as pessoas estão procurando maneiras que possam auxiliá-las a enfrentar o momento de ficar em casa a maior parte do tempo. Entretanto, para que tal medida não produza impacto negativo ao meio ambiente e na qualidade de vida, é necessário refletir sobre como estamos, de fato, escolhendo as melhores alternativas no dia a dia.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA), ressalta a importância do consumo consciente e do papel da educação ambiental não apenas neste período de pandemia. “A maneira como utilizamos nossos recursos naturais, administramos nossas rotinas e realizamos nossas tarefas pensando no meio ambiente diz muito sobre nós. Reavaliar nossos hábitos é uma transformação positiva pelo simples fato de ser a ligação entre a humanidade e o respeito ao planeta em que habita”, disse a coordenadora da SPEA, Iracy Wanderley.
Como grande parte da população está em casa, a tendência é que um grande número de pessoas busquem, também, opções que proporcionem o máximo de conforto e praticidade, consumindo mais produtos. Iracy Wanderley fala que esse excesso de consumo pode trazer impactos ambientais negativos. “Na questão do meio ambiente, há um aumento na produção de resíduos sólidos, de plástico, e é preciso ter cuidado, pois para cada ação existe uma reação. Não podemos ampliar ainda mais os níveis de contaminação desenfreada dos mares por plástico, por exemplo”, pontuou.
De acordo com a coordenadora, o consumo consciente é importante nesse momento e fundamental para a vida em coletividade. “Esse momento é novo para toda a sociedade e juntos precisamos criar maneiras de repensar nossa conduta diante do que consumimos e de que forma consumimos, sempre pensando no coletivo e nas respostas que nossas ações implicam ao meio ambiente como um todo”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, a educação ambiental é essencial nesse processo e é importante que as pessoas relembrem e reavaliem a relação de interdependência com o meio ambiente. “Fazemos parte dele e é dele, onde retiramos o nosso sustento para a vida, como o ar, a água, o solo, recursos necessários para nossa sobrevivência. A grande importância de cuidar desse meio é que cuidando desse meio, estou cuidando de minha própria vida, por isso a necessidade de termos uma relação harmônica. A equação não é fácil, mas é possível”, relatou Iracy.
O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, destaca a importância de pensar sobre os produtos, serviços e alimentos que adquirimos, uma vez que essa pandemia afeta diretamente toda a cadeia produtiva. “Além do comprar produtos, é importante lembrar dos serviços essenciais, como eletricidade e água, que precisam ser usados com responsabilidade, já que a população que está em casa, tende a utilizar mais esses recursos. Por exemplo, já que a recomendação é lavar bem as mãos, enquanto estiver lavando ou escovando os dentes ou tomando banho, que mantenha a torneira fechada, assim como durante o dia, tentar aproveitar ao máximo a luz natural para economizar energia”, pontua.
Abaixo seguem algumas formas de como praticar o consumo consciente no dia a dia:
Evite comprar alimentos e outros tipos de produtos enlatados em excesso;
Evite utilizar muita água ao tomar banho, lavar roupas, escovar dentes, lavar alimentos e mãos;
Aproveite a luz natural! Abra bem as janelas e deixe o sol entrar;
Reutilize embalagens de produtos;
Faça uma horta. Os supermercados nesta época acabam ficando cheios e desabastecidos;
Antes de comprar, verifique se as empresas demonstram preocupações sociais e ambientais;
Utilize sacolas retornáveis;
Dê preferência ao consumo de produtos orgânicos;
Separe o lixo e leve essas dicas para além do período de isolamento social.
Fonte:AgoraRN 

Nenhum comentário :

Postar um comentário