terça-feira, 26 de janeiro de 2021

NATAL VAI RECEBER MAIS 13 PACIENTES DE MANAUS COM COVID-19; JÁ SÃO 41 ENVIADOS PARA O RN

Na semana passada, Hospital de Campanha de Natal já tinha recebido 16 pacientes - Foto: Prefeitura do Natal / Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) aguarda a chegada de 13 novos pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus (AM). 

O Ministério da Saúde contactou as equipes da SMS solicitando apoio para acolhimento e tratamento em leitos do Hospital de Campanha de Natal. A aeronave decolou às 16h de Parintins-AM e tem previsão de chegada às 20h25 na Base Aérea de Natal. 

Os pacientes estão sendo transferidos do Amazonas para outros estados porque Manaus e adjacências enfrentam uma crise no abastecimento de oxigênio hospitalar há quase duas semanas. O caso vai ser investigado pelo Ministério Público. 

O Samu Natal será responsável pela transferência dos indivíduos até a unidade hospitalar do município junto com a STTU, a Polícia Militar, o Samu RN e ambulâncias da Maternidade Januário Cicco e do Hospital Onofre Lopes. 


“O povo de Natal estende sua mão amiga para ajudar a salvar as vidas dos nossos irmãos do Amazonas. No Hospital de Campanha de Natal eles terão toda assistência necessária: oxigênio, medicamentos, respiradores e toda a terapêutica apropriada para que suas vidas possam ser salvas”, afirma o prefeito Álvaro Dias. 

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, ressalta o apoio da Prefeitura no acolhimentos aos pacientes amazonenses.

“Vale ressaltar que dos 16 pacientes que recebemos anteriormente, quatro já receberam alta, estamos oficializando a informação junto ao Ministério da Saúde para a volta deles ao Amazonas”, destaca. 

A SMS Natal vai disponibilizar oito viaturas do SAMU Natal, sendo duas ambulâncias básicas, três ambulâncias de suporte avançado e três veículos do transporte sanitário. 

No total, mais oito ambulâncias de órgãos e instituições parceiras também participam da operação, totalizando uma frota de 16 veículos apropriados para realizar a transferência com segurança e de forma apropriada. 

Pacientes de Manaus internados em Natal

 Com a vinda dos novos pacientes, chega a 41 o número de pessoas com Covid-19 transferidas do Amazonas para o Rio Grande do Norte. Na semana passada, outros 28 já tinham sido encaminhados. A maior parte está internada no Hospital de Campanha instalado na Via Costeira. 

Nesta segunda-feira 25, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) informou que três dos pacientes que estão internados naquela unidade devem ter alta nas próximas horas. 

Confira a lista de pacientes internados: 

Hospital de Campanha de Natal: 29 Hospital Universitário Onofre Lopes: 10 Hospital Giselda Trigueiro: 2 

Total: 41

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário