quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

PREVISÃO É DE POUCA CHUVA NO RN DURANTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

2020 foi o segundo ano em sequência de melhora de chuvas. Foto: José Aldenir/Agora RN


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), divulgou nesta terça-feira 12 o balanço das chuvas em 2020 e as perspectivas para o primeiro trimestre de 2021 no estado potiguar. 

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a previsão para estação está dentro da normalidade, com um período de chuvas abaixo da média de janeiro até março, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’, sem expectativa de seca no interior do estado. 

Na apresentação dos dados, o maior volume de chuvas será para região Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 milímetros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume. 

Segundo o chefe da unidade instrumental de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, o esperado em milímetros de chuvas para todo o litoral do Rio Grande do Norte é de 315 milímetros, já em Natal é esperado cerca de 250 mm. 

“Este ano a previsão de chuvas não está tão expressiva quanto no ano passado, quando Natal superou 2.000mm, no mesmo período. Nos últimos anos o volume de chuvas nesse início de ano não é tão expressivo aqui, por isso com a previsão de baixa, esperamos aí 315 mm no litoral nesse início de ano” explicou. 

2020 foi o segundo ano em sequência de melhora de chuvas, no período de abril a junho, com concentração maior de chuva na região Oeste, acrescenta Bristot. “Em 2020 houve melhora de chuvas para a região oeste e boa distribuição em toda região. Agora na região do Trairi tivemos maior dificuldade, com açudes mais vazios”, conta. 

Para a capital potiguar, as análises ainda apontam que as temperaturas máximas esperadas deverão variar entre 28°C e 33°C e as mínimas, entre 24°C a 26°C. No interior, em algumas cidades do Alto Oeste a temperatura máxima poderá chegar a 38ºC e ter uma queda durante a noite, podendo registrar a mínima de 27ºC. Na região serrana a temperatura mínima poderá registrar 23°C.

Nenhum comentário :

Postar um comentário