quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP


Prof. Franklin Miguel Fernandes

Coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

APROVADOS PELA SECAD

PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abrirá, em janeiro de 2011, as inscrições para a formação continuada, ofertando três cursos de aperfeiçoamento. O público-alvo são professores da Educação Básica da rede pública interessados em conhecer e discutir questões que envolvam gênero, sexualidades, orientação sexual, relações étnicorraciais e a produção de material didático para a diversidade. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC). A formação será oferecida na modalidade semipresencial em Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do RN. Esses cursos serão oferecidos no Polo Universitário de Luís Gomes.

INSCRIÇÕES: na Plataforma Freire

PERIODO INSCRIÇÃO: janeiro de 2011

PÚBLICO-ALVO: professores da Educação Básica da rede pública.

CERTIFICAÇÃO: Aperfeiçoamento

HORAS-AULA: 180 horas

DURAÇÃO DOS CURSOS: de 6 a 12 meses

CURSOS:

1. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: CIDADE E DIVERSIDADE

Objetivo:
Capacitar professores a produzir materiais didáticos a partir das múltiplas fontes existentes no cotidiano em que a escola – campo de ação do professor – está inserida. Pretende-se, por um lado, realizar projetos de produção de recursos didáticos e, por outro, elaborar estratégias metodológicas para o uso desses materiais. Almeja-se que os eixos aglutinadores da proposta sejam as características locais e regionais da cidade e do bairro que abriga a escola.

INSCRIÇÕES: na Plataforma Freire

PERIODO INSCRIÇÃO: janeiro de 2011

VAGAS: 300 vagas - 50 para cada polo.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA: nível médio completo

PÓLOS DO RN: Natal, Martins, Guamaré, Parnamirim, Luis Gomes e Caraúbas.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da educação que atuam diretamente ou indiretamente com a prática educacional da escola, compreendendo:

 Professores que atuam na educação básica com formação mínima em nível médio;

 Profissionais da educação responsáveis por coordenação pedagógica, formação de professores e diretores e avaliação educacional.

2. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Objetivo:

Promover o desenvolvimento da capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública no sentido de se posicionar- diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável;

INSCRIÇÕES: na Plataforma Freire

PERIODO INSCRIÇÃO: janeiro de 2011

VAGAS: 540 vagas - 90 para cada polo.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA: nível médio completo

PÓLOS DO RN: Grossos, Guamaré, Luiz Gomes, Martins, Natal e Parnamirim.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da educação que atuam diretamente ou indiretamente com a prática educacional da escola, compreendendo:

 Professores que atuam na educação básica com formação mínima em nível médio;

 Profissionais da educação responsáveis por coordenação pedagógica, formação de professores e diretores e avaliação educacional.

3. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Objetivo:

Capacitar professores e gestores em educação do Sistema de Educação Básica Brasileira, para atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira:

INSCRIÇÕES: na Plataforma Freire

PERIODO INSCRIÇÃO: janeiro de 2011

VAGAS: 420 vagas - 60 para cada polo.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA: nível médio completo

PÓLOS DO RN: Grossos, Guamaré, Luiz Gomes, Martins, Caraúbas, Natal e Parnamirim.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da educação que atuam diretamente ou indiretamente com a prática educacional da escola, compreendendo:

 Professores que atuam na educação básica com formação mínima em nível médio;

 Profissionais da educação responsáveis por coordenação pedagógica, formação de professores e diretores e avaliação educacional.
 
Prof. Franklin Miguel Fernandes



Coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP

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