Na noite do dia 23 de Abril a expectativa da ressurreição do Senhor fez-se presente em nossa comunidade com a participação dos fiéis celebramos a Vigília Pascal. Aconteceu a bênção do fogo novo, logo em seguida, após o Círio Pascal, todo Povo de Deus caminhou para a continuidade da Vigília Pascal, na qual ocorreu a Liturgia da Palavra e a Celebração Eucarística.
Todo o sentido desta grande celebração do Sábado Santo, "segundo uma tradição antiqüíssima, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (Ex 12, 42). Os fiéis, tal como recomenda o evangelho (Lc 12, 35-36), devem assemelhar-se aos servos, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa" (Missal Romano).
Esta Noite Pascal tem, como toda celebração litúrgica duas partes centrais: 1. O Palavra onde as leituras são mais numerosas (nove, ao invés das duas ou três habituais). 2. O Sacramento, depois do caminho quaresmal e do catecumenato, celebra-se, antes da Eucaristia, os sacramentos da iniciação cristã: o Batismo e a Crisma.
Assim, os dois momentos centrais se revestem de um sentido todo especial, onde somos chamados a proclamar na Palavra a salvação que Deus oferece à humanidade, atingindo o ápice com o anúncio da ressurreição do Senhor. Tudo isso acentuam a grande mensagem desta noite: a Páscoa do Senhor, a sua passagem da Morte à Vida.
Antes de tudo, o mistério pascal de Cristo nos convida a tornar realidade a vida nova que Jesus de Nazaré nos propôs com a própria vida, para que todos os homens passem da escravidão à liberdade, do temor à segurança, das trevas à luz, com a segurança de que aquele que definitivamente venceu a morte nos acompanha no trabalho de tornar, a cada dia, o mundo mais humano e melhor.
A Páscoa do Senhor, nossa Páscoa
Feliz e Santa Páscoa!
Nenhum comentário :
Postar um comentário