Com o objetivo de orientar e prevenir contra as doenças que atingem o aparelho vocal, a nossa conterrânea FONAUDIÓLOGA, Naílla Fontes, por dedicar sua carreira acadêmica em benefício da comunicação e melhor qualidade de vida, me manda i.mail interessante para divulgar no blog Nossa José da Penha sobre o DIA MUNDIAL DA VOZ.
A voz é o meio de comunicação mais utilizado pelo ser humano, tendo esta características próprias. Como a nossa fisionomia, varia de acordo com a idade, sexo, personalidade e estado emocional. É através da voz que expressamos nossas idéias, sentimentos e pensamentos.
A voz é produzida pelas pregas vocais, localizadas na região do pescoço, mais precisamente na laringe, e encontram-se afastadas durante a inspiração e a expiração, permitindo a passagem do ar livremente. A produção vocal ocorre a partir da aproximação e vibração das pregas vocais no momento da expiração, devido à força provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões.
O som produzido na laringe é amplificado pelas cavidades de ressonância (faringe, boca e nariz) e articulado por meio dos lábios, língua, bochechas, mandíbula e palato.
A prevenção é a melhor maneira para se evitar problemas vocais. No entanto, são raros os que procuram atendimento fonoaudiológico antes de se instalar um problema. Geralmente, apenas no momento em que se torna evidente sintoma como fadiga ao falar, falhas na voz, ou até mesmo quando já se estabeleceu uma patologia que os impossibilite de utilizar a mesma, é que reconhece a importância da própria voz e os cuidados a serem tomados com ela.
Pois o impacto de uma alteração vocal, da mais simples a mais seria, em qualquer individuo é bem relevante.
O meio de informação é a melhor maneira de previnir.
Beijooos! Nailla Fontes
Nenhum comentário :
Postar um comentário