sexta-feira, 24 de junho de 2011

Nutricionista na escola será exigência.

A Câmara dos Deputados está analisando projeto de lei que torna obrigatória a contratação de nutricionistas em todas as escolas da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada, em todo o território nacional. Apresentado em fevereiro deste ano, o projeto de lei 168/2011, se aprovado, e transformado em lei pode mudar a realidade nas escolas, principalmente as públicas.

A presença do nutricionista na escola seria o primeiro passo para melhorar a alimentação escolar.

A lei 11.947/2009, que regulamenta a alimentação escolar, vai muito além de colocar comida no prato dos alunos. Ela é muita clara: as escolas devem empregar uma alimentação saudável e adequada, com alimentos variados e seguros, que respeitem os hábitos alimentares regionais e contribuam para o crescimento e desenvolvimento da criança e para a melhoria do rendimento escolar. Não é só implantar o cardápio e pronto.

A lei 11.947 já estabelece como responsabilidade do nutricionista a coordenação direta das ações de alimentação escolar, seja na rede pública, filantrópica ou privada, mas não chega a determinar que cada escola tenha um nutricionista. Além de planejar o cardápio, os nutricionistas dos Departamentos de Alimentação Escolar, de acordo com a resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação devem monitorar e coordenar o estado nutricional dos estudantes. 

E mais: devem acompanhar desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção e distribuição da merenda, bem como propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário