segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Campanha "Novembro Azul" visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e à prevenção do câncer de próstata

 
Vamos quebrar preconceitos e salvar vidas, foi lançada essa semana a campanha Novembro Azul, que inspirada em campanha semelhante contra o câncer de mama, visa alertar a população masculina da necessidade de prevenir o câncer de próstata.Vamos incentivar os homens de nossa família,nossos amigos,companheiros....á cada seis fazerem o auto-exame contra o câncer de próstata.
“É importante realizar exames de rotina, pois caso seja detectada a doença, é mais fácil de tratar. Quando diagnosticada em estado avançado é mais complicado. Ele pode até levar à morte”, disse o médico. O câncer de prostata é o segundo mais comum em homens, ficando atras apenas do cancer de pele.
Vamos procurar a conscientizar estes homens que pouco procuram o urologista. “O homem, diferente da mulher que é educada desde cedo a ir á ginecologista, não tem o hábito de ir ao médico. Geralmente ele só procura o urologista quando aparece algum problema, quando ele deveria fazer isso periodicamente depois dos 40 anos de idade. Mas caso aparece algum sintoma mais cedo, ele deverá procurar o médico antes”, afirmou, acrescentando que essa é uma campanha muito importante e que toda a sociedade tem que estar atenta.
O objetivo é o mesmo do "outubro rosa": divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população, particularmente os homens na faixa etária acima de 45 anos a realizar os exames de detecção precoce do câncer o qual, sendo diagnosticado na sua fase inicial aumentam muito as chances de sucesso no tratamento.
 
Após um mês de ações dedicadas ao incentivo do diagnóstico precoce do câncer de mama, durante o ‘Outubro Rosa’, tem início a segunda edição do ‘Novembro Azul’, cujo objetivo é alertar o público masculino para a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A diretora administrativa da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), Ana Clébia, informa que, para reforçar a importância da prevenção, será desenvolvida uma programação com a mesma dinâmica do Outubro Rosa, baseada em palestras e outras ações com objetivo de conscientizar a população masculina.
Para isso, a equipe contará com apoio da TV Cabo Mossoró (TCM), Rotary Club, Lions Clube, Lojas Maçônicas e faculdades particulares. O lançamento da campanha está previsto para a segunda semana de novembro.
De acordo com o oncologista Cure Medeiros, após a primeira edição da campanha, os homens procuraram mais os urologistas. Para ele, foi muito importante a iniciativa de homens conhecidos dentro da sociedade assumirem que tiveram câncer e que fazem o exame de próstata, pois isso vai desmistificando o preconceito em relação ao exame e o trabalho educativo, como comenta o médico, é muito importante.
Cure Medeiros reforça a importância de realização do exame e informa que, com o aumento da sobrevida, será difícil ver idosos que não tenham câncer de próstata
 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário