quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Medalhistas de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa chegam a Natal

 

Ladmires (professor), Tayanna (aluna), Douglas (aluno)  e Simone (professora): vencedores (Foto: Caroline Holder/ G1)
Ladmires (professor), Taiana (aluna), Douglas (aluno) e Simone (professora) (Foto: Caroline Holder/ G1)

Estudantes Douglas e Taiana retornaram de Brasília nesta terça-feira (11).
Dupla venceu mais de 3 milhões de competidores de todo Brasil.
 
Ladmires (professor), Taiana (aluna), Douglas (aluno) e Simone (professora) (Foto: Caroline Holder/ G1)
 
Na tarde desta terça (11), desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo, na Grande Natal, os dois potiguares medalhistas de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa, realizado em Brasília nesta segunda-feira (10). O Rio Grande do Norte foi para a final nas quatro categorias do concurso, vencendo em 'artigo de opinião' e 'poema'.
Duglas, medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)
Duglas, medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)
 
O poema vencedor é de autoria de Henrique Douglas de Oliveira, de 12 anos, natural de José da Penha. Aluno da Escola Municipal Ariamiro Germano da Silva, ele contou em verso a vida do pai vaqueiro e como a chuva é bem recebida por quem vive no sertão. O poema 'Ôde Casa?!' fala do lugar onde Douglas cresceu. A missão dele era passar para as rimas o cheiro, a cor, os detalhes da zona rural onde nasceu, a 400 km da capital.
 
“Ele fez isso com maestria. Ele tinha que começar a olhar para o espaço onde vivia como um turista. Para começar a enxergar com mais sensibilidade. E conseguiu. Ele colocou muita emoção em cada estrofe. Foi uma preparação que começou em março. Essa olimpíada promove uma oficina em que a gente se prepara e prepara o aluno durante o ano. O objetivo é melhorar a leitura e a escrita. E estamos no caminho certo. Até porque, agora teremos computadores e livros”, disse Simone Bispo, professora de Douglas.
 
Douglas foi recebido com festa pela família (Foto: Caroline Holder/ G1)
Douglas foi recebido com festa pela família
(Foto: Caroline Holder/ G1)

 


 Foto: Recebendo Henrique Douglas e Simone Bispo ......
A professora se referiu aos 10 computadores e à biblioteca que a Escola Municipal Ariamiro Germano da Silva ganhou por ter um aluno vencedor na Olimpíada de Língua Portuguesa, que reuniu mais de 3 milhões de competidores, todos da rede pública de ensino.
 
“Agora vai ser bom demais. Vou ter uma biblioteca na escola. Vou ler ainda mais. Eu adoro escrever e gostei muito de ser poeta. Poeta da minha terra. Chamei meu o barro de tapete vermelho e a chuva de visita. E escrevi sobre a alegria que temos quando a visita chega e molha o nosso tapete vermelho. É a felicidade no sertão. Eu sabia que eu ia ganhar. Tava tão confiante que nem tive medo de andar de avião. Nunca tinha andado num transporte daquele”, lembrou Douglas.
 
Medalha de ouro (Foto: Caroline Holder/ G1)

                Medalha de ouro  
 
O campeão também recebeu prêmios de R$ 250 em livros, um tablet, um notebook e uma impressora. A seleção dele começou na escola, depois na cidade e no estado. Depois passou pela etapa regional, em Fortaleza, onde venceu 125 adversários. E, em Brasília, já na final, competiu com 38 estudantes de todo o país.
 
“É um orgulho para uma mãe que tem sete filhos e seis abandonaram a escola. Acho que Douglas vai ser o único a terminar os estudos. Chego a me emocionar. Quando ele subiu lá pra receber a medalha, senti uma coisa no peito que nem sei como falar. Isso vai incentivar o meu filho. Se Deus quiser, ele nunca vai deixar de estudar. Vai ser grande”, comemorou a mãe. “O pai dele não pôde vir, mas está muito feliz. Não é muito de falar. Você sabe... é vaqueiro. Mas, ficou muito emocionado e orgulhoso também”, completou.
 
 
Do G1 RN

Autógrado Douglas (Foto: Caroline Holder/ G1)Autógrafo Douglas (Foto: Caroline Holder/ G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário