Com a mudança de gestão em diversos Municípios
brasileiros, é necessária a atualização dos dados dos novos prefeitos no
Cadastro do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência
Social (CadSuas). Além dos chefes do Executivo, devem atualizar também os
secretários e demais membros governamentais que constam no sistema
CadSUAS.
A Confederação Nacional de
Municípios (CNM) alerta para importância dessa atualização, que contribui também
para organização local, pois dará ao novo gestor uma perspectiva e noção da
realidade. Com ele, o prefeito poderá também fazer uma avaliação e planejamento
de trabalho na área de Assistência Social.
A entidade defende que conhecer
a realidade é o ponto de partida para uma gestão local de qualidade, que pode
dar respostas às demandas da população.
O Cadastro
O CadSuas é um dos aplicativos
que compõe o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência
Social (rede Suas). Ele registra todas as informações cadastrais de prefeituras,
unidades gestoras, fundos e conselhos municipais e entidades que prestam
serviços socioassistenciais. O CadSuas possibilita realizar buscas sobre
entidades não governamentais, rede socioassistencial e recursos
humanos.
Os dados contidos no CadSuas
servem de base para subsidiar indicadores relacionados à gestão municipal e ao
co-financiamento de serviços, projetos e programas da política de Assistência
Social. Isso pode evitar assim a suspensão futura de repasses de programas
federais.
Passo-a-passo para
atualização
Para atualizar os dados, o
preenchimento das informações deve seguir as seguintes
orientações:
Em relação à
prefeitura:
Deve ser realizado o
cadastro/vinculação do prefeito eleito em 2012, e preencher os campos
correspondentes às datas de início e fim de mandato e realizar a atualização
cadastral do ex-prefeito colocando a data do fim de mandato e excluir o
registro.
Em relação ao órgão gestor de
Assistência Social:
Caso ocorra mudança do Gestor
de Assistência Social Municipal, será necessário cadastrar (como pessoa física)
e vincular o novo secretário. O novo Gestor deverá ser cadastrado com o Cargo de
“Secretário (a) de Assistência Social” informando a data de início e fim de
mandato. Ainda deve ser realizada a atualização cadastral do antigo Gestor de
Assistência Social, colocando a data do fim de mandato e excluir o seu
registro.
Em relação ao
Fundo:
Para alterações no cadastro do
Fundo Municipal de Assistência Social, enviar o documento de nomeação do
responsável pelo Fundo para o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), para
o e-mail: cgeof.fnas@mds.gov.br ou pelo correio para o endereço: Edifício Sede
do Fundo Nacional de Assistência Social; SAF Quadra 02, Bloco H - Lote 08 - Sala
109. CEP 70.070-600 / Brasília-DF.
Mais informações aqui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário