sexta-feira, 26 de julho de 2013

Hospital da Solidariedade em Mossoró realiza 1º serviço de radioterapia





A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Saúde, autorizou o funcionamento do serviço de radioterapia da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A unidade começou a atender oficialmente nesta quarta-feira (24), às 14h, com a realização do primeiro procedimento de radioterapia no Hospital da Solidariedade, na Rua Dona Isaura Rosado/Abolição III.
Antecedendo ao momento histórico, a equipe técnica do hospital de radioterapia estará concedendo uma entrevista coletiva à imprensa, quando serão abordados os detalhes técnicos e o funcionamento da estrutura de radioterapia. Participarão do encontro com os jornalistas, o radioterapêuta Geison Moreira Freire, o físico Eider Lima da Silva e o vice-presidente da LMECC, Neuzo Leite.
A autorização concedida pela CNEN à LMECC terá validade inicial de dois anos, indo até 16 de julho de 2015, sendo o serviço de radioterapia da Liga Mossoroense do Câncer uma das melhores estruturas na assistência aos doentes de câncer do país. A unidade contará com equipamentos de última geração, tais como acelerador linear, aparelhos de braquiterapia e radiocirurgia, entre outros.
A área de abrangência do Hospital da Solidariedade compreende 64 municípios da mesorregião oeste potiguar, cobrindo a população estimada de 810 mil habitantes. Com o funcionamento do serviço de radioterapia, Mossoró e passa fechará o ciclo no combate ao câncer, desde os procedimentos de prevenção, tratamento e o trabalho de pesquisa no campo da oncologia.
A luta – A abertura do Hospital da Solidariedade concretiza um sonho de toda a sociedade. A causa da LMECC foi abraçada por autoridades públicas, empresários e por milhares de cidadãos mossoroenses e oestanos. O projeto foi tocado por uma comissão formada por José Cure de Medeiros, Neuzo Leite, Getúlio Vale, Cláudio Montenegro, Genivan Josué Batista, Alexandrino Lima e Elviro Rebouças, criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A Prefeitura de Mossoró doou o terreno e R$ 500 mil, ainda na gestão da então prefeita Fafá Rosado. A atual governadora Rosalba Ciarlini garantiu a compra de equipamentos, repassando cerca de R$ 2,2 milhões à Liga do Câncer. Integrantes da bancada federal também como os deputados Henrique Alves, Sandra Rosado e senador/ministro Garibaldi Alves também deram sua contribuição.
Fonte: de Fato


A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada. 


Saúde.



Nenhum comentário :

Postar um comentário