quarta-feira, 30 de julho de 2014

SUS vai oferecer vacina contra hepatite A para crianças entre 1 e 2 anos


O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o vírus da hepatite A no Programa Nacional de Imunizações (PNI), informou o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (29). Ela já está disponível em 36 mil postos no país, em 12 Estados. Em agosto, chegará a 11 Estados e, a partir de setembro, em outros três.


A vacina é indicada para crianças de 1 ano a menores de 2 anos, em dose única, e com proteção permanente. A data do início da vacinação será determinada pelos Estados. 
"A vacina contra hepatite A é de rotina e não de campanha. Por isso os pais devem seguir o calendário de vacinação", afirmou o secretário de Saúde, Jarbas Barbosa. 


A prevenção da hepatite A inclui, principalmente, medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, e a ingestão de água e alimentos de origem confiável. 

Hepatite mata 1,4 milhão por ano 

Segundo a OMS, a hepatite é uma doença que mata quase tanto quanto a Aids, com 1,4 milhão de mortos a cada ano. Mas os vírus B e C da hepatite são os mais mortais --90% dos que morreram de Aids tinham contraído os dois tipos de hepatite. As hepatites B e C também são responsáveis por dois terços dos casos de câncer de fígado no mundo. 

O PNI, iniciado em 1973, disponibiliza vacinas para profilaxia de infecções prevalentes na população, como tuberculose, difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo, caxumba, infecções por Haemophilus influenzae b (meningite), rotavírus, vírus da hepatite B, doenças meningocócica e pneumocócica (meningite e pneumonia), influenza e febre amarela. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário