São vários os benefícios do gengibre, como por exemplo:
- É um ótimo digestivo;
- Nos ajuda a absorver melhor todos os nutrientes dos alimentos;
- Em forma de chá, alivia a dor de garganta e sintomas do resfriado;
- Age como anti-inflamatório;
- Reduz as dores nas articulações quando utilizado para óleo essencial de banho.
Como cultivar então?
O método para cultivo é muito simples.
O primeiro passo é selecionar algum gengibre que aparente inchaço e que esteja com a pele firme. A cor da pele deve ser bege clara e não deve conter muitas rugas ou fissuras escuras.
Deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos para a germinação.
O vaso que receberá o gengibre deve ser grande (aproximadamente 35 cm x 30 cm) e conter argila expandida ou algum outro material que drene a água no fundo. A terra deve estar solta (que não gruda quando regada) e conter uma parte de areia para cada três partes de terra. Regue para assentar.
Após esse processo, enterre os rizomas de gengibre, a cerca de 5 cm de profundidade, com os botões para cima. Em seguida, regue novamente de forma que a terra fique úmida mas não molhada ou encharcada.
O gengibre se dá bem em climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. Por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.
O vaso deverá ficar em um local bem iluminado, podendo até mesmo ter contato direto com a luz solar. Até a germinação ocorrer, faz-se necessário manter a terra úmida, pulverizando água sempre que notar a terra da superfície seca.
Após algum tempo os brotos do gengibre começarão a aparecer. Estarão prontos para a colheita entre 7 à 12 meses, quando as folhas começarem a ficar amareladas. Arranque então a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-os para secar por um ou dois dias para somente após este período consumi-los.





Nenhum comentário :
Postar um comentário