quinta-feira, 7 de abril de 2016

Aedes aegypti pode transmitir doença parasitária a cachorros

Por Gláucia Lima- Zika vírus. Febre chicungunha. Dengue. O mosquito Aedes aegypti transmite todas essas doenças para seres humanos – mas os cachorros também estão sob perigo, se picados pelo inseto.

O Aedes aegypti transmite a grave doença parasitária dirofilariose aos cães. Ela é provocada por vermes que se alojam no coração deles e pode até leva-los a morte – também é conhecida como “verme do coração”.

Silenciosa, a dirofilariose só apresenta sintomas seis meses após se instalar e infeccionar as cavidades cardíacas ou artérias pulmonares. À essa altura, pode ser tarde demais para tratar o cachorro. Os de rua, por sua vez, são os mais vulneráveis, pois podem ser picados com mais facilidade pelo Aedes.

Em entrevista a veterinária Alanessa de Araújo alerta que, no Brasil, não há medicamento registrado para tratar a doença – a prevenção, portanto, é primordial. “Ter um ambiente limpo, manter o produto repelente no animal é superimportante”, disse a doutora, que também recomendou o uso de repelentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário