José da Penha/RN. A cidade capital da cantoria.
No último dia 01 de setembro a cidade de José da Penha definitivamente se consagrou como a capital da cultura popular do verso e da viola. O Mercado Público local do evento recebeu mais de 300 pessoas vindas de todos os lugares do Município sede e de cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste como Paraíba, Ceará e Pernambuco.
O 2º Festival dos Amantes da Poesia, esse ano trouxe uma novidade em seu elenco de cantadores. A maioria dos poetas repentistas que se apresentaram fazem parte da nova geração da cantoria. Além de contar com poetas da terra e da região. Valorizando assim nossos talentos. O show de canções e as declamações foram feitas por poetas populares amadores e profissionais.
Os apologistas da cidade e da zona rural de José da Penha se fizeram presentes. Do Estado do Rio Grande do Norte tivemos representações das cidades de: Marcelino Vieira, Riacho de Santana, Rafael Fernandes, Major Sales, Alexandria, Pau dos Ferros, Encanto, Tenente Ananias, Taboleiro Grande, Água Nova, Portalegre, Umarizal, Antônio Martins, Almino Afonso, Campo Grande, Mossoró e Natal. Do Estado da Paraíba: Uiraúna, Cajazeiras, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Pombal. Do Estado Ceará: Iguatú, Quixeré e Limoeiro do Norte. Do Estado do Pernambuco: Vitória de Santo Antão, Tabira e Bezerros.
As autoridades políticas locais e regionais também se fizeram presentes. Estiveram marcando presença o Prefeito de José da Penha Dr. Raimundinho e o Vice Prefeito Dr. Júnior Jácome, o Prefeito de Riacho de Santana Jessé Freitas, os postulantes ao cargo de Deputado Federal Dr. Salismar de Pau dos Ferros e o promovente de cantoria Hildebrando de Campo Grande/RN. Ainda compareceram os Vereadores do Município de José da Penha: Jersuir Queiros, Nilcimar Fontes, Fantica, e Chico Rozendo. Tivemos as presenças do Ex Prefeito Antônio Dólar e do Ex vice Prefeito Hélio Trajano. E do Vereador Renato Sarmento de Tenente Ananias.
O fato marcante do evento foi a presença do poeta jpenhense Gonzaga Abreu que estava a mais de 1 ano ausente das cantorias por motivos de tratamento de saúde. Gonzaga Abreu acompanhado de sua família subiu ao palco, cantou duas canções e encantou o público. Ao final da sua apresentação recebeu os aplausos e o carinho da plateia. E ainda levou para casa um troféu justo e merecido.
Em nome de Deus que nos proporciona tudo de bom na nossa vida e do povo amigo, só nos resta agradecer a todos(as) pela parceria de promover a cultura da cantoria em nossa José da Penha e região a 12 anos.
Sinceros agradecimentos do amigo Jucelino.
FOTOS: JAIRON LIMA CAMPOS


















Nenhum comentário :
Postar um comentário