segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

“E ESSA REDAÇÃO VALE QUANTO, PROFESSOR?” ELA VALEU UM PRÊMIO ESTADUAL

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Jocenilton Costa, Anatania Maia Bessa e Regina Leite, pessoas sorrindo, pessoas em pé
“Pessoal, hoje vamos falar em direitos humanos. Ah, em educação também”: foi dessa forma que iniciei minhas aulas inerentes às etapas do Concurso de Escrita e Desenho, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Na verdade, a turma com a qual eu desenvolvi toda a sequência didática para produção do artigo de opinião, independentemente de resultados vindouros, o primado mais importante se deu na tentativa de levar meus alunos a aprender com a escrita do gênero em pauta. E olha o resultado: foi daí que saiu artigo de opinião vencedor a nível estadual.

Feito isto, hoje, cá estamos. Ao todo, 279.740 alunos de 109 municípios participaram desta edição, envolvendo 6.409 professores e 1.653 escolas públicas municipais e estaduais do 1º ao 9º ano, além da Educação Jovens e Adultos (EJA). E a protagonista da vez é Hávilla Teresa Leite de Souza, aluna do 9º ano, da Escola Estadual Vicente de Fontes - José da Penha/RN.
Está aqui ao lado dela, para muitos pode não significar muito, mas, para mim, para ela, para a nossa escola, para nosso município e estado, tem um grau de importância sublimar, pois esse prêmio é resultado de um trabalho feito com amor, crédito e responsabilidade.
Humildemente, eu gostaria que todos meus alunos e alunas se sentissem representados e representadas por Hávilla, na certeza de que a leitura e a escrita podem lograr conquistas incalculáveis. Não há barreiras que chacinem lutas quando o conhecimento é a munição capaz de prover vitórias.
Exemplo de dedicação, humildade e saber, Hávilla colherá muitos outros frutos pelas sementes que ela tem plantado ao longo (embora esteja só começando) de sua caminhada pelo conhecimento. E eu, feliz estou, em saber que pude contribuir nesse plantio no campo do saber.
Que muitas Hávilla’s (minha aluna vencedora do citado concurso), Edileide’s e Hildena’s (minhas alunas semi-finalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa 2010 e 2016) possam surgir em nossas aulas de Língua Portuguesa! Afinal, uma redação não vale apenas um, dois ou três pontos, mas pode valer prêmios memoráveis.
Obrigado a cada um e a cada uma que acreditam no nosso trabalho e aplaudem, verdadeiramente, conquistas como essas!
Natal/RN, 17 de dezembro de 2018.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Jocenilton Costa, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Jocenilton Costa, pessoas sorrindo, pessoas em pé, bebida e atividades ao ar livre

Nenhum comentário :

Postar um comentário