FOTO: HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Em coletiva, o ministro Marcos Pontes afirmou nesta terça-feira (19) que será iniciada a segunda fase de testes clínicos para avaliar a efetividade de um vermífugo no tratamento da Covid-19.
A nitazoxanida, principio ativo da Annita, passou pelo primeiro protocolo no mês passado. Os testes foram realizados em 500 pacientes, espalhados em 17 hospitais, e verificou a reação à substância naquelas pessoas que apresentavam alguns sintomas de agravamento da doença, como tosse, febre e problemas pulmonares.
Os resultados não foram divulgados pelo ministro.
A segunda fase, segundo Pontes, vai avaliar a eficácia do medicamento em pacientes com sintomas leves da doença.
“Esse medicamento não tem efeitos colaterais, pode ser usado combinado com outros remédios e, em testes em laboratório, com células isoladas, apresentou 94% de redução da carga viral. Esse medicamento começou a ser testado junto com outros dois mil. No passado, a nitazoxanida já foi usada para combater epidemias de outros vírus.”
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que aceitaria se submeter aos testes de eficácia do vermífugo nitazoxanida (anitta) caso tivesse sintomas do novo coronavírus. Nos testes in vitro, o fármaco conseguiu reduzir a carga viral de células em 94%.
“Se eu tiver os sintomas da Covid (19), pode ter certeza de que eu vou procurar um desses hospitais e eu vou me inscrever pra fazer os testes também. Porquê? Primeiro, esse remédio não tem efeitos colaterais, uma coisa importante de se lembrar”, enfatizou o ministro.
O Antagonista e Metrópoles
|
terça-feira, 19 de maio de 2020
Ministro Marcos Pontes anuncia 2ª etapa de pesquisa de efetividade de vermífugo no tratamento da Covid-19 e diz que fará testes se for infectado
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário