domingo, 3 de maio de 2020

Vou pontuar aqui algumas coisas sobre o novo coronavírus e sobre a COVID-19.

Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) - Pfarma
Vou pontuar aqui algumas coisas sobre o novo coronavírus e sobre a COVID-19. 
Pra quem não me conhece, sou Médico formado pela UFRN (Natal-RN) e residente de Anestesiologia pela UFPA (Belém-PA). Médico em enfrentamento à covid-19 há mais de 40 dias.
Precisei citar minha formação para que todos fiquemos atentos às publicações nas redes sociais, e quem está fazendo tais publicações, para que tenhamos o mínimo de cuidado ao lermos e compartilharmos.

- Até o presente momento (03/05/2020) desconheço qualquer medicação que seja a cura.
- A HIDROXICLOROQUINA está sendo utilizadas de forma compassiva, ou seja, sem evidência científica de seu benefício, mas foi autorizada por não existir nenhum tratamento até então.
-ANNITA E IVERMECTINA não estão autorizados pela ANVISA nem como uso compassivo. As duas medicações foram testadas APENAS em laboratório. Ate o presente momento não existe nenhum estudo em humanos, Então, ela segue não sendo recomendada formalmente, e seu uso é decidido por equipe médica e baseada em protocolo de cada serviço.
-o REMDESIVIR liberado pelo FDA como uso emergencial, foi liberado para usar nos casos graves de pacientes internados com a COVID-19. Um estudo realizado com pouco mais de mil pacientes mostrou diminuição dos dias de internação. Mas não mostrou diminuição de mortalidade e nem melhora de prognóstico. Ou seja, não é a cura e ainda precisamos de mais estudos.
-As mortes POR COVID-19 divulgas são VERDADE, infelizmente. Não acreditem em reportagens antigas mostrando caixões vazios ou com produtos inanimados.
-Os profissionais de saúde não tem o menor interesse de aterrorizar a população. Pelo contrário, temos o interesse de orientar/informar/proteger a todos. No entanto, precisamos da ajuda de vocês em não compartilhar fake news.
-ISOLAMENTO SOCIAL é sim eficaz, já foi provado em vários estudos pelo mundo, e aqui no Brasil já conseguimos ver o benefício também (vejam os gráficos disponíveis na internet, e vejam a mudança após adotadas as medidas de distanciamento social).
-TODOS OS DIAS estamos lendo e estudando novos protocolos usados no mundo todo. Tenham a certeza que tudo que estão usando de mais atual no mundo nós também estamos usando, e sempre com prudência e buscando as melhores fontes de informação.
- O conhecimento vive em constante mudança. Não seria diferente na medicina. Tão logo algo mude, serei o primeiro a admitir as mudanças.
-Finalizando, valorize os profissionais de saúde. Busquem informações com quem estudou anos e anos para atender vocês. Não troque informação baseada em evidência por informações de correntes de WhatsApp.
-Fique em casa e vamos vencer juntos!
Eduardo Judene.

Nenhum comentário :

Postar um comentário