Hoje é o primeiro dia de reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mais longo porque abrange questões de linguagens, ciências humanas e uma redação. Amanhã, acontece o segundo dia, com matemática e ciências da natureza. A prova é realizada todo ano para candidatos que tenham tido algum problema —desde que esteja previsto em edital— que os impossibilite de fazer a prova nos dias corretos.
No Enem 2020, a reaplicação ganhou mais relevância porque o candidato com sintomas de covid-19 (e outras doenças infectocontagiosas), mesmo sem diagnóstico confirmado, pôde solicitar inscrição para a reaplicação já que a orientação era não comparecer se estivesse doente nos dias de aplicação regular. Os candidatos que tiveram problemas no Enem digital também fazem hoje a reaplicação, mas a versão é a impressa. Não há reaplicação digital.
No Enem 2020, a reaplicação ganhou mais relevância porque o candidato com sintomas de covid-19 (e outras doenças infectocontagiosas), mesmo sem diagnóstico confirmado, pôde solicitar inscrição para a reaplicação já que a orientação era não comparecer se estivesse doente nos dias de aplicação regular. Os candidatos que tiveram problemas no Enem digital também fazem hoje a reaplicação, mas a versão é a impressa. Não há reaplicação digital. Além da pandemia, "incidentes logísticos", como queda de energia e desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de prova, são justificativas para fazer a prova hoje e amanhã.
O pedido para solicitar a reaplicação estava sujeito à aprovação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O instituto não informou quantos inscritos foram liberados a a fazer a reaplicação.
Uol São Paulo
Nenhum comentário :
Postar um comentário