quarta-feira, 7 de abril de 2021

Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril

Especialistas alertam que os dois imunizantes, contra a gripe e a covid-19, são essenciais, mas entre uma aplicação e outra da vacina deve ser respeitado o prazo mínimo de 15 dias


São Paulo – Em paralelo à vacinação contra a covid-19, a partir da próxima segunda-feira (12) o Brasil dá início a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, o processo de imunização contra o influenza deve se estender até 9 de julho. A prioridade neste primeiro mês será dada às crianças de seis meses a até seis anos de idade, gestantes, puérperas – pessoas que tiveram filho há pouco tempo – indígenas e trabalhadores de saúde. 

A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho a 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército e funcionários do sistema prisional. A população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas também serão imunizados nesta fase.  

Ao todo, segundo a pasta, espera-se que 79,7 milhões de pessoas sejam vacinadas. Entre os objetivos da imunização está o de impedir que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado com a doença. O vírus influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar. Apesar disso, a orientação do governo é que, por ora, as vacinas contra a gripe e a covid-19 não sejam aplicadas simultaneamente devido à ausência de estudos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário