quarta-feira, 16 de junho de 2021

Nossa José da Penha lamenta o falecimento do senhor Francisco Duarte da Costa vítima da COVID-19

Francisco Duarte da Costa, ao 72 anos. Seu Neném de Zuza, popularmente conhecido, residia na Vila Major Felipe.Na edição desta quarta-feira 16 do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes comentou um estudo que mostra que ansiedade, depressão e outros sintomas psicológicos e neurológicos aparecem em pessoas infectadas pela Covid-19. A pesquisa ouviu 100 mil pessoas de 30 países que tiveram forma grave da doença. Os sintomas neurológicos e psiquiátricos mais comuns foram perda de olfato, fraqueza, fadiga, perda do paladar, dor muscular, depressão, dor de cabeça e ansiedade. O estudo também apontou que, apesar de mais raro, doenças neurológicas mais graves, como AVC e convulsões podem afetar esses pacientes. Gomes confirmou que, em seu consultório, tem recebido diversos pacientes com esses sintomas que compõe a chamada síndrome pós-Covid. “O coronavírus ‘bate’ nas pessoas de duas formas. Uma delas é através da própria infecção orgânica. O vírus tem a capacidade de entrar no sistema nervoso central e provocar até mesmo AVC e tromboses em pequenas veias do cérebro”, afirmou o médico. “[A doença] também ‘bate’ na saúde mental. Estamos vivendo em tempo de pandemia, é natural que todo mundo fique preocupado e essa ansiedade aumenta ainda mais quando a pessoa ou alguém próximo a ela pega o coronavírus. Medo de morte, de sofrimento, de não conseguir lidar com a situação, restrição ainda maior em relação ao distanciamento social, provocando algumas alterações psicológicas”, continuou Gomes. “Por isso é tão importante que a pessoa que teve Covid-19 e reconheceu que a memória não está tão boa, que a atenção está complicada, está com medo mais do que o normal, procure um profissional de saúde para fazer diagnóstico preciso para estabelecer rapidamente um tratamento”, recomendou.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/ansiedade-e-depressao-estao-entre-sequelas-psicologicas-da-covid-19-diz-estudo/ | Agora RN

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

  Porquanto és pó e em pó te tornarás.

 

Nossa José da Penha lamenta informar que mais uma vitima faleceu vítima de Covid-19 em nosso município. O senhor Francisco Duarte da Costa, aos 72 anos. Seu Neném de Zuza, popularmente conhecido, residia na Vila Major Felipe. O mesmo estava internado há mais de uma semana no  hospital Regional de Pau dos Ferros em tratamento da COVID-19 e veio a óbito nesta quarta-feira (16). Deixa 05 filhos, 10 netos, 03 bisnetos e demais familiares.

Sem poder realizar o velório em razão da pandemia, será feito apenas um cortejo de despedida amanhã, a partir das 7:00 horas da manhã e logo após o corpo seguirá para o  cemitério público da Vila Major Felipe. 

 Expressamos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.


As dores finalmente terminaram e agora a serenidade será seu destino. Descanse em paz Neném!


 

Nenhum comentário :

Postar um comentário