domingo, 22 de agosto de 2021

3ª dose de vacina contra COVID-19 pode ser necessária para combater variantes.

vacina 

 

Enquanto campanhas de vacinação tomam forma em todo o mundo, o SARS-CoV-2 rapidamente sofre mutações que o deixam ainda mais contagioso. Por isso, pesquisadores alertam que pessoas já imunizadas contra o novo coronavírus podem receber uma 3ª dose de vacina contra COVID-19.

As variantes do novo coronavírus encontradas em Manaus (P.1), na África do Sul (501.V2) e em partes do Reino Unido (B.1.1.7) parecem reduzir a eficácia de vacinas por carregarem a mutação E484K, que dribla a ação de anticorpos produzidos pelo corpo humano.

Especialistas ouvidos pela BBC Brasil acreditam que, por isso, a vacina contra a COVID-19 tenha que ser atualizada para proteger contra as variantes já existentes e as que ainda vão surgir.

“Nessa mesma época no ano passado, tínhamos o vírus que surgiu em Wuhan, na China. Neste ano, já temos três variantes que causam preocupação. Nesse período do ano que vem, poderemos ter mais variantes. Então, é possível que a vacina tenha que ser atualizada todo ano para acompanhar esse ritmo”, declarou ao site o virologista Julian Tang, professor da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário