terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Mortes de animais na zona rural alerta para possível surto de raiva

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Os produtores das comunidades rurais de Mossoró estão preocupados com a possibilidade de um surto de raiva, depois da morte de 10 bovinos e dois equinos, que tinham os sintomas da doença. O caso aconteceu na comunidade Alagoinha, no Assentamento Recanto da Esperança.

As informações do site Oeste em Pauta são de que um caso de raiva já foi confirmado. Além disso, foi emitido um Alerta de Emergência de Saúde Pública pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde-Cievs-Mossoró, que confirma casos registrados num período entre quatro e cinco dias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, esse é o terceiro caso de raiva em animais domésticos no Rio Grande do Norte.

De acordo com o documento, foi constado junto aos moradores da região que os animais apresentam inicialmente paralisação dos membros inferiores que progride rapidamente, causando morte por encefalite. Foram feitas coletas encefálicas em animais e enviado o material para o Idiarn. Um desses exames feitos em material de um equino deu positivo para raiva.

Diante disso, foram feitos encaminhamentos para que o problema seja controlado e o surto não se alastre. Entre as recomendações estão a intensificação da vigilância sanitária na região, intensificação e ampliação da vacinação contra raiva animal, monitoramento em casos de animais suspeitos, reforçar as medidas de controle, realizar comunicação efetiva com a população sobre os casos, entre outras ações.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) informou que foi confirmado apenas um caso de raiva na região, mas não admitiu a existência de um surto. Diante disso, na quarta-feira, 8, será realizada uma campanha educativa, a partir das 15 horas, no Recanto da Esperança, polo Alagoinha.

A medida tem como objetivo passar informações ao agricultor sobre o risco da zoonose e terá a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o coordenador de pecuária da Secretaria, Ruan Paulino, a campanha terá ações educativas e palestras. A data do início da campanha será definida com os representantes das comunidades numa reunião que ocorrerá ainda nesta semana.

“A Secretaria de Agricultura vai realizar nesta semana ações que visam o bloqueio de mais casos de raiva. Serão feitas ações educativas, palestras, informando os cuidados que se devem ter, como a importância da vacinação para os animais. Ainda vamos conversar com os representantes para definir o início das ações, mas queremos começar o quanto antes”, explicou.

“Identificamos um caso positivo de raiva em um cavalo na região da Alagoinha. Alguns agricultores afirmaram que os animais vêm morrendo com sintomatologia semelhante à raiva,” acrescentou Ruan Paulino que destacou que o material dos animais foi coletado e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN).

Nenhum comentário :

Postar um comentário