sábado, 22 de janeiro de 2022

Presos produzem berços e bancos para escolas de Pau dos Ferros

A Penitenciária Regional de Pau dos Ferros tem se destacado no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte como mais um polo onde o trabalho com a utilização de mão de obra carcerária vem beneficiando a comunidade. Esta semana, o Projeto Reciclando Vidas, promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura do município, entregou os primeiros berços e bancos para a rede municipal de ensino, produzidos na oficina instalada dentro do estabelecimento prisional.

Os internos que trabalham em Pau dos Ferros realizam limpeza e manutenção de prédios públicos e ruas da cidade. De segunda a sexta-feira, eles saem da unidade escoltados por policiais penais da unidade e do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) para realizar as tarefas previamente definidas em conjunto com a Secretaria de Obras da Prefeitura e com o aval da Justiça.

A diretora da unidade, policial penal Elaine Fontes, explica que 8 internos realizam as tarefas externas e outros três foram incluídos no trabalho intramuros, na oficina de marcenaria do presídio. Já foram produzidos e entregues seis berços e sete bancos encaminhados para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Djalma de Freitas Nobre, no bairro São Geraldo. “A marcenaria ficou perfeita. Estamos felizes em contribuir com a sociedade Pauferrense. O projeto oportuniza utilizar a mão-de-obra carcerária e contribui com a organização e bem-estar da nossa cidade”, destacou.

O projeto é resultado de um convênio de cooperação para inclusão de mão de obra carcerária em ciclos produtivos de confecção de bens e prestação de serviços, formalizado pelo secretário da Seap, Pedro Florêncio, e a prefeita Marianna Almeida, com a anuência do juiz de Execução Penal, Edilson Chaves. Para o secretário Pedro Florêncio, o trabalho no sistema prisional viabiliza a ressocialização e a inclusão social.

GRUPO CIDADÃO

Nenhum comentário :

Postar um comentário