quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

OMS confirma surto do vírus de Marburg, um dos mais letais

A Guiné Equatorial, na África Central, confirmou seu primeiro surto do vírus de Marburg, da mesma família do ebola. A regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África informou na segunda-feira (13) que uma morte foi confirmada como decorrente do vírus  e 16 casos são investigados como suspeitos. Inicialmente, a entidade havia anunciado nove mortes como decorrentes da doença, informação que foi corrigida posteriormente, adicionando que de oito testes, apenas um foi identificado como positivo. 

A doença de Marburg causa febre hemorrágica, com taxa de letalidade de até 88%, de acordo com a OMS, o que faz dele um dos vírus mais mortais do mundo. O quadro começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves dentro de sete dias.

"Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode atingir todo o vapor rapidamente para salvarmos vidas e determos o vírus o mais rápido possível", disse, em nota, Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África.

Estadão

Nenhum comentário :

Postar um comentário