Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram neste sábado (22) a correção online do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. As provas acabaram às 17h30
VEJA AS QUESTÕES CORRIGIDAS
ACOMPANHE A COBERTURA EM TEMPO REAL DO ENEM 2011
Os professores ouvidos pelo UOL consideraram a prova de nível médio. Para Edmilson Motta, coordenador geral do curso e colégio Etapa, o Enem "está se consolidando e amadurecendo". Segundo ele, percebe-se um "aprimoramento" na elaboração da prova. "A prova de geografia evoluiu muito, assim como a de física", afirmou.
Prova cansativa
Candidatos ouvidos pelo UOL Educação em seis capitais brasileiras relataram que o primeiro dia de provas do Enem foi tranquilo, porém cansativo. Para alguns, as questões do exame deste ano estavam bem mais complicadas e com uma quantidade de textos maior em relação aos anos anteriores.
No bairro da Barra Funda, em São Paulo, primeiros candidatos a deixar o local de prova reclamaram do cansaço. "Comecei a fazer tranquilo, mas depois foi ficando cansativo e eu chutei bastante", disse Renan da Cunha Odone, 17. Para Karen Bontempo, 17, a prova tinha muitas pegadinhas, algumas questões mais fáceis e outras bem difíceis: "comecei a perder a paciência e chutar tudo", contou. A estudante achou as questões de humanas mais fáceis que as de ciências da natureza.
Atrasos
Pelo menos 80 candidatos chegaram atrasados e perderam o Exame Nacional do Ensino Médio 2011. Pontualmente às 13h os portões foram fechados nos locais de prova acompanhados pelo UOL em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Em Belo Horizonte e Salvador, houve tolerância: na capital mineira, o fechamento foi às 13h05; na baiana, 13h06.
Em São Paulo, no local de prova em que o UOL Educação está, houve pelo menos 20 candidatos atrasados; em Curitiba, a reportagem contou dez; no Rio de Janeiro, cinco; e, em Belo Horizonte, dez.
Em Fortaleza, pelo menos 20 candidatos não perceberam que o início da prova seguiria a hora de Brasília, que está no horário de verão -ou seja, no Ceará, o exame começou ao meio-dia. De acordo com informações dos coordenadores e fiscais, na UCSal (Universidade Católica do Salvador), pelo menos 15 estudantes deixaram de fazer as provas porque foram para o endereço errado. “Fui para o campus Federação, mas a minha prova foi realizada em outro local”, lamentou a auxiliar de enfermagem Adriana Oliveira, 23.
Nenhum comentário :
Postar um comentário