segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ato de lavar as mãos pode evitar doenças


 
Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a infectologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel alerta para um dos principais pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, a higienização das mãos. Esta é a forma de prevenção mais eficaz à transmissão de vírus e bactérias dentro dos ambientes hospitalares. É, também, uma técnica de extrema importância no controle de infecções relacionadas às transmissões cruzadas de micro-organismos multirresistentes.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isto se dá pois a pele é um reservatório de diversos micro-organismos. Estes, podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
“É imprescindível que todos os profissionais que atuam na área da saúde sejam conscientes da importância que esta simples ação possui. É impossível separar uma boa assistência de uma boa higiene de mãos”, afirma a infectologista do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Rosângela Morais.
 
 
Gazeta do oeste
*Saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário